betfair - sedã esportivo ganha novo visual

0

Sedã esportivo exibe visual renovado e novidades tecnológicas. Volkswagen Jetta GLI 2023 tem motor 2.0 turbo de 231 cv

Por Thiago Ventura

A Volkswagen lança no Brasil o novo Jetta GLI 2023. O sedã esportivo recebeu uma mudança visual, além de ganhar mais equipamentos de tecnologia, novo câmbio e opções e cores. O modelo mantém o motor motor 350 TSI de quatro cilindros, 2.0L, agora com 231 cv de potência. O carro deve chegar às lojas em maio.

Montado em um subchassi de aço leve, o novo Volkswagen Jetta GLI 2023 oferece 350 Nm de torque já a 1.500 rpm. A nova transmissão automática de dupla embreagem DSG® agora é de sete marchas. Segundo a marca, isso leva o Jetta de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e alcança velocidade máxima de 249 km/h. A suspensão traseira multilink possui barra estabilizadora e amortecedores com ajuste esportivo.

Volkswagen Jetta GLI 2023
betfair - sedã esportivo ganha novo visual

Jetta GLI 2023: design renovado

Na linha 2023, o exterior, o Jetta GLI recebeu para-choques dianteiro e traseiro totalmente novos. Na frente, faróis em full LED emolduram a grade redesenhada com detalhes em “colmeia” na cor preta e a faixa de destaque vermelha característica, que traça a conexão com a linha de esportivos da VW.

Leia também:

Na lateral, destaque para as rodas aro 18 com novo desenho chamado Phanton. Elas são calçadas com pneus 225/45 R18. O GLI vem equipado com discos ventilados de 312 mm na dianteira e discos de 300 mm na traseira com pinças vermelhas. Na traseira, o novo difusor, também no design em “colmeia”, cerca o novo sistema de escape, agora com ponteiras mais ovaladas, entregando um som ainda mais característico ao GLI. A iluminação traseira segue em full LED, assim como na dianteira.

O modelo agora conta com mais duas novas cores exclusivas, o Vermelho Kings e o Azul Rising, ambas metálicas. A paleta ainda oferece o Branco Puro e o Cinza Puro como opções sólidas e o Preto Mystic como oferta personalizada. 

Mecânica

O Jetta GLI 2023 possui diferencial de deslizamento limitado com sensor de torque controlado eletronicamente (VAQ), que monitora os dados de velocidade e força G lateral. O sistema faz ajustes precisos para manter um equilíbrio ideal de torque entre as rodas dianteiras, transferindo mais força para a roda com maior capacidade de tração na curva.

O motorista ainda pode configurar o comportamento do sedã utilizando os quatro modos de condução disponíveis (Eco, Comfort, Sport e Individual), que influenciam na dinâmica, na resposta de aceleração e na velocidade das trocas de marcha. O sistema de direção tem assistida elétrica e relação variável progressiva, capaz de modular a assistência em função da velocidade e do ângulo de esterço.

Segurança

Baseado na plataforma modular MQB da Volkswagen, tanto carroceria como chassi foram construídos em parte com aços moldados a quente, de alta e ultra-alta resistência, permitindo o uso de peças mais finas e leves, sem comprometer a rigidez da carroceria. Isso se reflete em benefícios para a segurança, o baixo peso e a condução do Jetta.

.Além dos seis airbags de série (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), o Jetta GLI 2023 conta com Controle adaptativo de velocidade e distância (ACC) com função Stop&Go, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), Sistema de Frenagem Pós-Colisão, Detector de Fadiga e ISOFIX® com top-tether para fixação de cadeirinhas de crianças no banco traseiro.

Interior mais tecnológico

Na cabine, o Jetta GLI 2023 ganha a central VW Play, com tela multimídia de 10,1 polegadas, 100% desenvolvida no Brasil e já comercializada em mais de 70 países. Além da conectividade sem fio para Apple CarPlay® e Android Auto®, a central conta com diversos aplicativos disponíveis para download, modo valet e conexão Wi-Fi via smartphone. O VW Play também vem com um HD interno de 10 GB, para armazenar apps e músicas.

O cockpit é um ambiente focado no motorista e oferece iluminação ambiente, que pode ser configurada entre dez cores disponíveis. Nas mãos de quem está no comando do GLI está o novo volante revestido em couro. Agora, com inéditos botões “touch”, presentes em modelos como ID.3, ID.4 e ID. Buzz, apresentam nova configuração de controles para a central multimídia e painel de instrumentos. Logo atrás, aletas oferecem uma trocas de marcha mais esportivas para o câmbio DSG®.

Além da central, o carro tem o cluster digital Active Info Display configurável com 10,25 polegadas. Os grafismos na cor vermelha são exclusivos do GLI e apresentam diferentes modos de visualização dos mostradores e informações do veículo. O sedã tem faróis automáticos, espelhos laterais com desembaçador, espelho retrovisor fotocrômico, sensor de chuva, carregador por indução para smartphone, duas entradas USB-C, ar-condicionado digital automático Climatronic® de duas zonas e acesso sem chave KESSY® com partida por botão.

Assim com na linha anterior, o Jetta GLI 2023 segue com entre-eixos de 2,68 metros, mas com o novo design também aumentou um pouco o comprimento do Jetta, agora com 4.747 mm no total. O porta-malas tem capacidade para 510 litros, enquanto o tanque de combustível abriga 50 litros.

LEIA TAMBÉM:
Motorista sem exame toxicológico pode levar multa de R$ 1,4 mil a partir de 1° de julho
CNH vencida? Saiba como renovar a carteira de motorista e o valor a ser pago
IPVA deve ser pago no estado em que o veículo circula, decide STF
Mecânica para mulheres: aprenda conceitos básicos e saiba se virar quando precisar!